MUSCULAÇÃO

separador.png

Musculação

Fazer musculação é um dos exercícios favoritos de muitas pessoas, principalmente pela versatilidade de séries e trabalhos com diferentes grupos de músculos. No entanto, todos sabem também que apenas a academia não basta, mas também uma alimentação equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras para que o metabolismo funcione bem e o corpo receba todos os nutrientes necessários para continuar melhorando o desempenho.

 

Benefícios

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física.

O aumento da massa muscular é importante não apenas por uma questão estética: os músculos são responsáveis pelo aumento do metabolismo basal (calorias gastas para manter as funções vitais), por exigirem do organismo um maior gasto energético para sua manutenção.

Por sua vez, manter a musculatura ativa desencadeia a produção de hormônios responsáveis pela queima de gordura, pela sensação de bem-estar e pelo aumento da síntese proteica, aspectos de grande importância ao longo do processo de envelhecimento. Conheça alguns do treinos que trabalhamos:

 

 

  • Treino para hipertrofia muscular

O treino de hipertrofia muscular são treinos realizados para aumentar a massa magra, ideal para quem deseja definir o corpo, principalmente regiões como o tórax, os glúteos e a cintura. No entanto, o ganho de massa magra também depende de fatores como duração, intensidade do treino, constância e, é claro, biotipo corporal, pois alguns têm mais facilidade nesses treinos.
Como consequência, também reduz medidas e estimula o emagrecimento. Ao lado desses benefícios, esse tipo de treino apresenta benefícios à saúde respiratória e circulatória. Entre as principais vantagens, destacam-se a redução de medidas e o emagrecimento.

 

 

  • Treino de potência muscular

O treino de potência muscular, como o nome diz, é relacionado à força e velocidade exercida durante a musculação. Sendo assim, quanto mais altas forem a velocidade e a força, maior será a potência. Eles são feitos por um período de tempo maior e com cargas mais altas, então o descanso também acaba sendo maior.

 

 

  • Treino de resistência muscular

Resistência muscular nada mais é do que o período no qual o indivíduo consegue manter a força máxima de um determinado músculo.

O foco desse formato de treino é aumentar a capacidade do corpo de suportar condições que provocam a fadiga muscular. Esse processo acontece devido à acidose produzida pelo organismo durante os exercícios.Como consequência disso, é produzido o ácido lático, que provoca a câimbra. 

Por isso, é preciso entender que o trabalho muscular muito intenso gera esse tipo de exaustão. O ideal, portanto, é o supervisionamento do personal as atividades físicas alterando os treinos para obter os melhores resultados.


 

  • Treino de força muscular

Os treinos de força, como o próprio nome sugere, são aqueles focados em ganho de força, como é o caso da musculação e do crossfit. O objetivo desse tipo de treino será sempre fortificar os músculos que mais precisam ser fortalecidos. 

A força muscular diz respeito à capacidade de exercer força máxima em um determinado movimento. Essa capacidade, por sua vez, se define pela maior quantidade de peso que a pessoa consegue erguer na movimentação.

No entanto, esse tipo de treino sempre é adaptado ao perfil do aluno, sendo elaborado de acordo com as necessidades deles. Ou seja, eles podem ter apenas atividades leves e moderadas sem deixar de ser um treino de força.

 

 

Vale destacar a importância de procurar um profissional de saúde para fazer uma avaliação antes de iniciar qualquer atividade física. Independentemente da faixa etária ou do seu perfil, somente um nutricionista, nutrólogo ou médico do esporte poderá orientar, com segurança, os tipos de treino mais adequados para você.