ALONGAMENTO CORPORAL E MOBILIDADE

separador.png

 

 

Alongamento Corporal

Alongamento corporal é um exercício focado em aumentar a flexibilidade dos músculos. Isto é, ele promove o estiramento de boa parte das fibras musculares, ajudando a aumentar a amplitude de movimento de uma determinada articulação.
O nosso corpo é constituído por diferentes estruturas, como ossos, tendões, músculos, ligamentos e cartilagens. O músculo, por exemplo, funciona como uma espécie de “motor” que traciona os tendões. Estes últimos, por sua vez, movimentam os ossos e fazem a gente se mexer. 

Durante o dia, nossos músculos trabalham sem parar — estão sempre se contraindo. Esses processos repetidos, somados às tensões da vida moderna, fazem com que eles encurtem. O resultado? Maiores riscos de dores, deformações, má postura e até lesões durante o treino.

Alongar o corpo com frequência evita esses problemas, pois trabalha a flexibilidade muscular e articular, melhorando a amplitude dos movimentos corporais.

 

Benefícios

O corpo precisa estar apto para a vida. Ou seja, você necessita de agilidade, flexibilidade, mobilidade e equilíbrio para fazer seu esporte preferido e até as tarefas mais corriqueiras, como abaixar para pegar um objeto. 

Tais características, quando bem trabalhadas no decorrer da vida, garantem que a pessoa se torne mais independente quando chegar à velhice.

O alongamento, portanto, trabalha a flexibilidade muscular e articular, o que melhora a amplitude dos movimentos corporais. Além disso, há outros benefícios por trás da prática:

 

  • Relaxamento e redução das tensões musculares;
  • Prevenção de lesões;
  • Promoção de movimentos mais amplos e soltos;
  • Diminuição do estresse gerado pela rotina diária;
  • Fortalecimento de ligamentos e tendões;
  • Melhora da propriocepção (consciência corporal), do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Otimiza a execução de exercícios em outras atividades físicas, como a corrida e a musculação; 
  • Ajuda a prevenir dores nas costas e encurtamentos musculares que também provocam desconfortos.

 

 

Vale destacar a importância de procurar um profissional de saúde para fazer uma avaliação antes de iniciar qualquer atividade física. Independentemente da faixa etária ou do seu perfil, somente um nutricionista, nutrólogo ou médico do esporte poderá orientar, com segurança, os tipos de treino mais adequados para você.